90% dos empresários acreditam que apenas grandes empresas, multinacionais ou estatais devem instituir uma gestão com governança corporativa

90% dos empresários acreditam que apenas grandes empresas, multinacionais ou estatais devem instituir uma gestão com governança corporativa

Normalmente, quando os empresários de pequeno e médio porte escutam alguém comentando sobre a importância de implementar uma administração com governança coorporativa nas empresas, 90% ou mais pensam: “Isso é coisa de empresas grandes, multinacionais ou estatais”.

 Contudo, instituir governança coorporativa é uma prática importante para todas as empresas, independetemente do seu porte. Isso porque, significa implementar um sistema que administra, monitora e gera incentivos à empresa.  Ou seja, ajuda a alcançar as metas e objetivos.

Os benefícios são: i) o alinhamento da visão de negócio dos sócios; ii) divisão de tarefas entre si; iii) organização administrativa, iv) definição de regras para formação de conselhos, sucessão e saída de sócios. Pontos que precisam ser formalizados de alguma forma, sendo o mais aconselhável através da elaboração de acordos de sócios, contratos sociais e códigos de conduta.

 A busca por boas práticas é algo que todas as empresas devem almejar, visto que todos os empresários buscam redução de custos, tomadas de decisões mais assertivas, otimização do tempo, profissionalização das estruturas, alinhamento de interesses e uma gestão transparente.

 

Theme Tweaker by Unreal