Assinaturas eletrônicas de contratos: uma saída para o distanciamento social

Assinaturas eletrônicas de contratos: uma saída para o distanciamento social

Assinaturas eletrônicas de contratos: uma saída para o distanciamento social

Em razão da pandemia generalizada do COVID-19 (Coronavírus), vive-se um momento de grandes mudanças e dificuldades no âmbito empresarial, principalmente, pela necessidade de se adaptar e modificar de forma instantânea o plano determinado. Nesse momento, empresários precisam tomar decisões de forma rápida e certeira. Mas, em tempos de crise também é possível ver oportunidades de melhorias e aperfeiçoamentos do seu negócio. 

Dentre alguns pontos, tem-se a possibilidade de testar a eficiência do home office que, mesmo com um certo preconceito, esse modelo provavelmente será implementado no período pós-crise, pois traz uma jornada mais flexível ao colaborador, o que é benéfico para todos. Outra prática ainda não adotada por grande parte das empresas é a utilização das assinaturas digitais para a formalização de contratos. 

Mesmo com o distanciamento social, muitas empresas continuam a todo vapor, pois as suas áreas de atuação não dependem da presença física dos colaboradores e consumidores. Essas empresas continuam negociando, comprando e vendendo seus produtos e serviços.  E isso só é possível de ser feito com a segurança jurídica contratual necessária por causa dos contratos eletrônicos.

Os contratos eletrônicos são os documentos firmados pelos contratantes de maneira 100% eletrônica, ou seja, a minuta do contrato é digital e as assinaturas de forma eletrônica. Essa modalidade de contrato já tem garantia legal e, desde 2018, é reconhecida pela jurisprudência. Dentre os benefícios dessa prática, está à agilidade no fechamento do negócio somado a redução de custos com cartórios, deslocamentos entre outras questões burocráticas dos contratos físicos.

A tecnologia e as facilidades que ela proporciona vieram para ficar e essa pandemia, por mais prejudicial que seja, demonstra que muitos processos podem e devem ser melhorados, sendo necessário que o empresário observe a solução.

 

Theme Tweaker by Unreal